A natureza é perfeita em tudo, para demonstrar como as árvores são criteriosas ao produzir seus frutos, tomemos como exemplo a goiaba. Existem duas espécies do fruto, a goiaba branca e a vermelha. Mas a diferença entre elas vai um pouco além, e a goiabeira só nos dá uma dica, a diferença na cor da polpa. Como então saber qual goiaba atende nossas necessidades corpóreas?

Abaixo relacionamos algumas das substâncias presentes nas goiabas, compare as duas opções e faça sua escolha:
* valores nutricionais referentes a 1 unidade grande (120 gramas)

Vitamina C

Para quem é sensível a resfriados vale a pena atentar para esta dica: a goiaba branca é uma das maiores fontes do nutriente, veja a quantidade em gramas:

Branca …………………….80,1 mg
Vermelha …………………45,6 mg

Potássio

Esse é um mineral que não pode faltar na mesa dos esportistas, é responsável pela regularização do sistema muscular. Além da banana, o potássio também está presente nas goiabas e em maior quantidade na branca:

Branca ……………………. 220 mg
Vermelha ………………… 198 mg

Vitamina A

Vamos falar agora da saúde dos seus olhos. Para prevenir problemas como a degeneração macular (perda de visão no centro do campo visual – a mácula), inclua a goiaba em sua dieta alimentar, ela é uma auxiliar na saúde da retina.

Branca ……………………. 33,4 mcg
Vermelha ………………… 24,5 mcg
*μg: micrograma

Fósforo

Esse mineral indispensável para os ossos existe em maior quantidade na goiaba branca em relação à vermelha.

Branca ……………………. 16 mg
Vermelha ………………… 15 mg

Proteínas

Até agora a goiaba branca só levou vantagem, mas em se tratando de proteínas, eis que a vermelha sai na frente:

Branca ……………………. 0,9 g
Vermelha ………………… 1,1g

E não se esqueça, ambas as goiabas são ótimas para o trânsito intestinal.