Sobre

2ª Festa da Goiaba de Brasília
Tecnologias I Palestras I Gastronomia I Expositores I Negócios I Máquinas I Inovação

“A força do Agro na Produção de Goiabas do DF”

2. Data do evento
De 10 a 12 de março de 2017

3. Local do evento
Núcleo Rural Alexandre Gusmão – Núcleo 6 – BR-080 – km 13 – Área Especial – Brazlândia – DF

4. Entidade responsável promotora do evento
Associação Rural e Cultural Alexandre Gusmão – ARCAG

5. Público-alvo
Produtores Rurais. Famílias de agricultores. Crianças. Jovens. Adultos. Consumidores. Investidores. Fornecedores. Compradores. Empreendedores do Agronegócio.

6. Expectativa de público
A ARCAG espera receber acima de 200 pessoas em cada um dos dias do evento que serão atraídas pelos frutos, gastronomia, cursos, concursos, atrações culturais, parque de diversões, exposições e agronegócio.

7. Sobre o Evento:
A cultura da Goiabeira vem se tornando uma excelente exploração econômica na Região de BRAZLÂNDIA-DF. Originária da América Central esta cultura encontrou em Brazlândia um microclima ideal para o seu desenvolvimento.
A goiabeira entra em produção duas vezes num ciclo de colheita, sendo a concentração da safra em fevereiro e março.
A região agrícola de Brazlândia possui uma área aproximada de 140 hectares com mais de 100 famílias de produtores explorando a atividade.
A produtividade média da cultura é uma das maiores do país, cada hectare produz 30 toneladas da fruta ou 1500 caixas de 20 kg, totalizando 4.200 toneladas por ano ou cerca de 6.000 toneladas em 16 meses incluindo a safrinha, contribuindo com uma renda de mais de dois milhões de reais por ano para economia local de Brazlândia e do DF.
O fruto da Goiabeira é muito versátil: podendo ser consumido “in natura” ou utilizado como matéria prima para diversos produtos derivados como: polpa de fruta, geleia, goiabada, molhos como o Guatchup (catchup de goiaba) e acompanhamento para diversas receitas.
O fruto também é considerado um alimento funcional por ter em sua composição o licopeno, um antioxidante que combate os radicais livres e previne o câncer de próstata.
Com o intuito de divulgar a produção de Goiaba da Região, estimular o consumo da fruta, atrair novos mercados, promover a integração entre os produtores com informações técnicas a respeito do manejo da cultura da goiaba. A ARCAG, Parceiros e Apoiadores se mobilizam para organizar a “2ª Festa da Goiaba de Brasília” em 2017, buscando “A força do Agro na Produção de Goiabas do DF”.

7. Contatos para maiores informações:
Realização do Evento: Associação Rural e Cultural Alexandre Gusmão – ARCAG
E-mail: contato@goiabras.com.br
Telefones: (61) 99971-1766 (Presidência – Sr. Takao) – 99981-1985 (Vice – Sr. Shoji)
(61) 9 9203-9575 (João Moura) – 9 8161-6225 (Juliana)
Site oficial do evento: www.goiabras.com.br
E-mail do Evento: contato@goiabras.com.br

ENTRADA FRANCA*